14 Mai

No dia 19 de maio, às 19h, o Shopping Paço Alfândega receberá a VII exposição individual do artista pernambucano Fábio Luna. A nova série conta com 14 pinturas, em acrílica sobre tela, utilizando como base temática a produção literária dos livros “Mãos cheios de estrelas” e “Tão somente amorda poeta recifense Suzette de Abreu e Lima. O evento unirá artes plásticas e literatura, proporcionando ao público a oportunidade de apreciar estas duas modalidades de arte, uma vez que os poemas estarão expostos ao lado de cada pintura. Na ocasião da abertura, será lançado o livro “Meus poemas preferidos”, também da poeta  Suzette. A exposição ficará no centro de compras até o dia 31 de maio, das 10h às 22h.

Nessa nova série, Fábio Luna busca uma plasticidade diferente de suas pinturas anteriores, um tom mais surrealista, mesclando realidade e fantasia, aspectos do passado, presente e futuro, presentes em alguns poemas de Suzette. As cores estão mais misturadas, porém ainda com a presença forte das cores básicas.  As formas estão mais orgânicas e indefinidas, mas ainda percebe-se uma estrutura baseada na geometria, com forte influência, agora, de elementos encontrados nas janelas, platibandas e varandas das construções seculares do antigo Recife.

História – Fábio Luna é natural de Carpina (PE), iniciou seus estudos artísticos aos 12 anos na Escolinha de Arte do Recife. Começou a pintar profissionalmente aos 22. Aprendeu as técnicas de desenho, pintura, carvão e pastel seco, o que o levou a produzir desenho de retratos e pinturas a óleo e acrílica de temas locais ou universais. Em seus trabalhos, são nítidas as influências da estética modernista e do design. O artista se identifica especialmente com a arte brasileira e seus representantes, como os pernambucanos: Lula Cardoso Ayres, Vicente do Rêgo Monteiro. Luna é graduado em Design Gráfico (Programação Visual) pela Universidade Federal de Pernambuco e desde março/2008 cursa Mestrado em Design na mesma Universidade.

O currículo do artista pernambucano conta com sete exposições individuais e cinco coletivas. As individuais foram: em 2004 | Shopping Tacaruna |“Brincar de quê?”; 2004 | Shopping Paço Alfândega | “VIA SACRA: prova do amor de Jesus”; 2003 | Novohotel Chaves Recife |“Motivos pernambucanos”; 2003 | Assembléia Legislativa de Pernambuco |“Tradições Genuínas”; 2003 | Shopping Center Recife | “Popular, nossa… de Pernambuco”; 2002 |Biblioteca Central da UFPE | “Moderno no XXI”.

Serviço:

Exposição: POESIA NA PINTURA

Abertura: 19/05 às 19h

Período: 19 a 31 de maio

Horário: 10 às 22h

Local: Shopping Paço Alfândega (Piso Ariano Suassuna)

por Angélica Renepont

aluna do curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau

escrito por Raquel Rodrigues

Escreva um Comentário

• Recife | Graças
  • Fortaleza